Dor na planta (sola) do pé é uma queixa muito comum geralmente associada aos diagnósticos de “esporão do calcâneo” e “fasciite plantar”. Mas o que isto quer dizer?
Em um post recente escrevi sobre a fasciite plantar. Aqui vou complementar falando sobre esporão do calcâneo já que a maioria das pessoas confundem estas duas situações que frequentemente aparecem ao mesmo tempo.
Como descrevi naquela outra postagem, fasciite plantar é a inflamação nesta banda fibrosa espessa que existe na sola dos pés e que se chama fascia plantar. Ter fasciite plantar aumenta a chance de desenvolver o esporão, mas não é a mesma coisa.
Esporão do calcâneo é muito comum. Afeta cerca de 15% das pessoas e se desenvolve lentamente no decorrer de anos. A maioria das pessoas nem se dá conta que tem um esporão até que comece a sentir dor na sola do pé ou no calcanhar. Ele ocorre por depósito de cálcio como uma resposta do organismo ao estiramento. É um crescimento do osso do calcanhar em direção à fáscia plantar (na parte de baixo do calcanhar) ou para parte de trás do calcanhar, em direção ao tendão de Aquiles. Em outras palavras uma tendinite do tendão calcâneo (tendão de aquiles) assim como a fasciite plantar, podem causar o esporão e, ele próprio pode causar dor na sola dos pés ou na parte de trás do calcanhar. Quando o esporâo ocorre na sola do pé, a dor é igual àquela da fasciite plantar.
O diagnóstico do esporão de calcâneo é relativamente simples. Eles são facilmente visíveis em um raio x comum. O tratamento é semelhante aquele descrito para fasciite plantar. É importante ressaltar que o tratamento é conservador (não cirúrgico) na imensa maioria dos casos. Tratamento cirúrgico da fasciite plantar é muito raramente indicada. No entanto, o esporão não desaparece com o tratamento conservador mas, tratar a fasciite plantar (que é a causa do esporão) geralmente elimina a dor, mesmo que o esporão permaneça lá.
Algumas mensagens importantes que foram colocadas na postagem sobre a fasciite plantar também são válidas para o esporão do calcâneo.
- Em geral, o esporão tem causas mecânicas e podem ser prevenidos com calçados adequados, perda de peso e adaptações nas práticas esportivas como correr em terrenos menos rígidos.
- Doenças reumáticas como a artrite psoriática e a espondilite anquilosante são outras causas do esporão e necessitam de tratamento específico
- A dor do esporão demora para melhorar, é preciso seguir as recomendações e “dar tempo ao tempo” (dias ou semanas).