Todo mundo já ouviu falar de ciática ou de hérnia de disco. Esta é uma queixa muito comum, geralmente associada com muita confusão de conceitos.
O termo, “ciática”, é usado para se referir à dor irradiada a partir da região lombar ou nádega pela coxa e perna. Neste sentido, esta palavra tem sido usada popularmente para várias situações muito diferentes que causem dor nesta região. Do ponto de vista médico, a dor ciática é aquela causada pelo envolvimento do nervo ciático que é uma das causas mais frequentes (mas não a única) de dor nesta região.
Da mesma forma, a hérnia de disco é a causa mais frequente da ciática, mas não a única.
A coluna é composta por uma sequência de vértebras (ossos) com um espaço central oco por onde passa a medula nervosa (medula espinal) (figura 1). A medula é uma espécie de “avenida” dos nervos que conectam o cérebro com o resto do corpo. A cada segmento da coluna, ramos nervosos (raízes nervosas) saem da medula em direção aos braços, pernas e órgãos do corpo. O nervo ciático que desce pela perna é formado a partir da união de duas destas raízes nervosas.
Entre uma vértebra e outra existem discos intervertebrais, que servem como amortecedores e permitem movimentos da coluna. Os discos são compostos por uma parte externa mais resistente e fibrosa e outra parte interna gelatinosa (chamada núcleo pulposo). Chamamos de hérnia de disco quando esta parte externa se rompe, expelindo a “gelatina” interna.
Figura 1
A hérnia de disco pode causar sintomas, pois, o núcleo pulposo pode irritar o nervo. No entanto, nem sempre que existe hérnia de disco existe irritação do nervo o que significa que muitas vezes podemos ter a presença de hérnias de disco no exame de imagem sem qualquer sintoma.
Em resumo, nem tudo que causa dor na perna é ciática e nem toda ciática é causada por hérnia de disco.